domingo, fevereiro 25, 2007

Você está participando da divindade!



Todo indivíduo que teve uma experiência com o mistério sabe que há uma dimensão do universo que não corresponde àquela avaliável pelos sentidos. Há uma afirmação pertinente em um dos Upanixades: “Quando, diante da beleza do pôr do sol ou de uma montanha, você pára e exclama ‘Ah’, você está participando da divindade”. Tal momento de participação envolve uma percepção da prodigiosa e pura beleza da existência. As pessoas que vivem no mundo da natureza experimentam isso todos os dias. Elas experimentam o reconhecimento de algo muito maior do que a dimensão humana.

Joseph Campbell, em Máscaras da Eternidade

sábado, fevereiro 24, 2007

Uma viagem para ser lembrada

Depois de um certo esforço, conseguimos marcar com todos e viajar para Búzios no Carnaval 2007. Foi tudo planejado com bastante antecedência e, por isso mesmo, bastante esperado!! Assim, compramos boa parte das coisas que precisaríamos e, sexta feira à noite, depois do trabalho, fomos em grupos para lá. E, ao contrário do que se pensou, a estrada estava bem tranqüila, só com alguns pontos de engarrafamento. Quatro horas e meia depois estávamos lá na casa, em Manguinhos, a 3 km do centro de Búzios.

A casa era muito bonita, grande e aconchegante. Mas devo dizer que o principal atrativo da casa, ainda assim, foi algo que levamos: as pessoas!! Nossos amigos que compuseram o elenco da primeira edição do BBB Búzios foram: Michel, Thais, Zito, Luciana, Roberto, Tatiana, Arthur, Marcio e Patricia.


Um outro participante muito importante dessa viagem foi São Pedro, que nos presenteou com 5 dias de muito (mas muito) Sol! Na noite que chegamos, o céu de Manguinhos era o céu mais estrelado que já vi na minha vida (e olha que já fui ao Planetário e tinha starfix no meu quarto quando criança) e, de dia, o céu estava sempre super azul e com pouquíssimas nuvens. Por isso, praia era quase que uma obrigação (mas uma deliciosa obrigação). Então, rolou João Fernandes, Ferradura, Forno, além das que fomos durante nosso passeio de scuna (Tartaruga, Azeda e Azedinha).


Ao chegar da praia, tínhamos nossa refeição do dia, que, pelo menos pra mim, foram de primeira linha: macarronada (sim, fácil de fazer mas muito boa!), strogonoff (que, apesar de alguns ingredientes não convencionais, estava muito bom), churrasco, churrasco (destruição total!). Não, não errei! É que rolou churrasco em dois dias: a versão original e o protocolar enterro dos ossos. Sendo que nessa segunda versão, como era o último dia, estávamos dispostos a colocar quase que qualquer coisa na churrasqueira... hehehe. Isso sem contar nossos lanchinhos norturnos e cafés de manhã reforçados.


Aí eu tenho que também deixar registrada a participação super importante da Ledir, empregada da casa. Ela é uma máquina: cozinhava, temperava a carne do churrasco, limpava a casa, arrumava os quartos e deixava tudo prontinho para quando a cambada de esfomeados acordava ou chegava da praia. E tudo isso no maior bom humor, estava sempre querendo ajudar: era só dizer que você precisava de alguma coisa que ela dizia que faria por você. Até pensei em falar que precisava de algum lugar para lavar o carro... tenho certeza de que ela se prontificaria para executar a tarefa... hehehe


E ainda rolaram saídas noturnas ao centro de Búzios, violãozinho, jogos e conversas até altas horas da madrugada (ou seria até o dia raiar?). Rolou Perfil (quem diabos é DJ Zé Pedro?), Imagem & Ação (esse não poderia faltar!), Can-Can (continuo sem ter falado "can-can" uma única vez) e Estalo (sim, periquito é uma coisa que pula!). Tudo isso, aliado à essencial presença de cada um de nossos amigos, foi garantia de altas gargalhadas e boa diversão ao longo de toda a viagem, independente da hora!




Na volta, ainda passamos em Araruama para deixar o Marcio na casa do pai dele e a estrada estava ainda mais tranqüila do que na ida. Isso foi uma grande surpresa face às maiores ameaças de engarrafamento que recebíamos ao falar para alguém de nossa pretensa aventura carnavalesca. Mas devo dizer que até as horas de estrada era muito divertidas, graças à ótima companhia de brincadeiras copiadas do Zé.

(muda!)

... copiadas dos Improvisáveis!

(muda!)

... que nós inventamos! :-)


Agora, em nota particular: adorei poder viajar com a Maria Paula e desejo, do fundo do meu coração, que ainda venham muitas (muitas mesmo!!) outras viagens. Seu sorriso é mais bonito do que qualquer pôr-do-sol em qualquer praia paradisíaca (como esse da foto aí de baixo). Por esse e por outros motivos, essa viagem, para mim, foi inesquecível!









segunda-feira, fevereiro 12, 2007

São José



Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela.
E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Lucas 2, 4-7

José foi quem encontrou uma vaga para sua esposa, Maria, dar à luz a Jesus. Acho que, desde aqueles tempos, grande parte de nossas vidas consiste em achar uma vaga. Desde que nascemos, embarcamos em nossa busca por uma vaga. Primeiro, seria uma vaga em nossa família ou em nossa casa. Em seguida procuramos uma vaga entre nossos colegas de escola para sermos aceitos naqueles grupinhos nem sempre tão receptivos quanto o anterior.

Depois de muito tempo fazendo isso, chegamos a uma grande disputa por vagas chamada vestibular. Mas essa não é nada perto da brutal e selvagem luta por uma vaga em um emprego. E essa ainda é uma molezinha perto da dificuldade por achar uma vaga no coração de uma certa mulher (e lá ficar para sempre!). E mesmo depois de todas essas vagas conquistadas, sempre aparecerão mais vagas a serem caçadas, nem que seja uma simples procura por um apartamento com vaga na garagem.

Mas não se esqueçam! A vida é uma constante busca por uma vaga! Estamos sempre buscando um espaço, procurando nos encaixar, bucando compreensão daqueles que amamos... E, ao longo dessa busca, São José estará sempre olhando por nós...

PS: Obrigado, São José!!

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Interlúdio



Tendo acabado o curso, monografias e afins, tenho alguns dias para fazer tudo aquilo que não faço há muito tempo! Se você pensou em descansar, pensou errado! hehehe... Bem, pelo menos meio errado... Voltarei a ler meus artigos e teses, para o doutorado... Isso, para mim, é tão mais legal do que antes que chega a ser um descanso... Se bem que também rola um certo "relax"...
;-)

Nesse meio tempo, tem o fim da busca por um lar... e acho que consegui! Achei um apartamento muito legal e estou quase que fechando o negócio! Ah! Vai ser muito maneiro! :-)

Por outro lado tem ainda a expectativa pelo começo do trabalho no Cenpes, da volta ao LPS e pela viagem a Búzios no Carnaval! É muita coisa acontecendo! E até que tá sendo bastante legal! Bastante mesmo! Quanto mais coisas boas acontecerem, melhor!! Pode vir mais!!

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

ACABÔ!!! ACABÔ!!! É TETRA!!!


É isso aê!!!! Acabou o curso da Petrobras!!! Demorou (e muito!), mas acabou!! E o melhor: vou trabalhar no Cenpes. Isso mesmo! Cenpes!! Lá no Fundão!! Vocês não imaginam o alívio!

Isso tem vários significados:

1. Não precisarei sair do Rio
2. Trabalharei num centro de pesquisa
3. Terei tempo para tentar defender o meu exame de qualificação do doutorado
4. Estarei do lado da COPPE

Pessoal do LPS,
me aguardem pois, dentro em breve, estarei de volta a tão estimado e saudoso convívio!