quinta-feira, abril 09, 2009

O maior espetáculo da terra: the psycho circus


Cara, não tem como! Quando se fala de AO VIVO, a parada é Kiss! Se tivesse em uma enciclopédia (daquelas antigas mesmo) a definição de "show", teria que ter a foto dessa banda. É um show que tem de tudo que você possa imaginar para se ver numa apresentação ao vivo. Interação com o público? Sim! Competições entre seções da platéia para ver quem aplaude mais alto? Tem! Pirotecnia, fogmaker e fogos de artíficio? Tem também! Coreografia com guitarras e baixo? Clássico! Bateria voando? Como não? Portanto, na hora de batizar seus albuns ao vivo, o pessoal do Kiss não tinha outra opção: tinham que se ser ALIVE I, II, III e, se não me engano, IV.


Ontem foi o show do Rio de Janeiro da turnê que comemora os 35 (eu disse 35!!) anos de carreira do Kiss. Já no caminho, era um desfile de caras pintadas. Nem pensei que no Rio fosse ver tanta gente engajada assim! Achei particularmente muito legal isso, ainda mais nós do público carioca que não somos tão chegados assim em nos expormos desse jeito. Ponto para os cariocas!! Chegamos lá na Apoteose mais cedo para pegar um lugar melhor e nos demos de cara com um show de abertura: a banda era Libra. Cometário rápido: não é só porque eu o conheço, mas o guitarrista dessa banda é "o cara"!! Toca muuuito!! Por falar nisso, cadê o Possessonica?!?! Queremos shows!!


Depois de um tempo esperando os roadies montarem o palco, mais do que de repente cai um pano imenso com o logo da banda, o que já é imediatamente aplaudido. Imagina quando os caras entrarem! E então, muitíssimo do nada, rola uma virada de bateria por trás do pano e o público vai ao delírio! Mas ao mesmo tempo ninguém consegue entender nada pois as luzes nem se apagaram nem nada! Não tava aquele clima "caralho, é agora!". Aí, aquela voz (sim aquela!!) surge e anuncia (acompanhada por todos à minha volta): People!! Do you wanted the best? You've got the best!! The hottest band in the world!! KISS!!! O pano cai, revelando a banda com todas as suas luzes e pirotecnias e as luzes finalmente se apagam ao som da introdução matadora de Deuce! Então, "feeling good" e "feeling nice", começa nossa noite de forma apoteótica!!


Essa foto aí de cima é da chuva de papel picado que rolou durante toda a duração do clássico-mór/hino Rock n'Roll all nite, mais precisamente no momento em que Paul Stanley arremessava sua Ibanez contra o palco em meio a explosões e gritos insandecidos dos presentes! E não foi essa a única chuva! Só para dar uma refrescada, São Pedro manda uma chuvinha daquelas! E juro que, um minuto antes de ela efetivamente cair, eu pensei: "agora bem que poderia cair uma chuvinha..." - estava um pouco abafado lá no meio da galera. Eu acho que não ia a um show com chuva desde o Rolling Stones de 95 no Maracanã.


Além dessa, rolaram, no tempo regulamentar, clássicos como Strutter, Hotter than hell, Nothing to lose (cantada pelo catman genérico Eric Singer), Black diamond, a pesadona Parasite e Watching you. Na volta para o bis, Paul traz a protocolar bandeira brasileira e temos um reinício com a ultra-mega-clássica Shout it out loud prontamente emendada com Lick it up, da fase desmascarada.Após pedidos da galera, de um solo de baixo e de cuspir um pouquinho de sangue, Gene Simmons comanda o corinho para a introdução de I love it loud, que é cantada empolagamente por todos e o show é finalmente fechado com Detroit rock city. Foi a hora de eles darem uma pelada de saco nos cariocas e dizer que o Rio era uma rock city. Imagina, sei lá, eles tocando lá Caracas, na Venezuela. Será que ele mete essa de que Caracas também é uma rock city? Bem, deixando isso para lá, a noite ainda apresentaria um momento memorável. Após o término do show, começou a rolar, como música ambiente, God gave rock n'roll to you. E todos cantavam aquele corinho meio que misturando a satisfação do show com um sentimento de que faziamos parte da mesma família: o Kiss Army.






4 Comments:

At 11:32 AM, Blogger Marrequinha said...

fodástico.

mto boas fotos, hein?

obrigada por me proporcionar momentos como esse. pode deixar q eu vou tentar retribuir ;)

bjokas

 
At 9:26 AM, Blogger Zitolito said...

Ótimas fotos, bicho.

 
At 8:42 AM, Anonymous Anônimo said...

Legal seu blog e comentários, mas uma informação apenas...a guitarra do Paul Stanley é uma Whashburn...
http://www.washburn.com/electrics/paul-stanley/
Saudações.

 
At 10:36 PM, Blogger Jotun said...

Realmente, o show do Kiss é algo animal. Confesso que eu tinha até esquecido que era tão bom depois de dez anos do primeiro, em São Paulo.

De qualquer jeito, é aquele tipo de show que você sempre sai feliz da vida independente da sua expectativa. A parada é realmente uma festa rock 'n' roll (isso apesar de os sinais de velhice já estarem aparecendo).

As fotos ficaram maneiras! Gostei do timing com o Paul Stanley destroçando a guitarra no palco!

Abraços!

 

Postar um comentário

<< Home