sábado, janeiro 19, 2008

Projetos de pai e filho

Há uns 20 anos, houve, no colégio, uma febre de se jogar aquele futebol de peteleco. Isso consistia em uma tábua de madeiras com pregos e o objetivo era dar petelecos em uma moeda para se fazer o gol, desviando-se dos pregos. Daí eu só me lembro que, em um dia de um final de semana, fomos eu e meu pai procurar material para confeccionar nosso próprio futebolzinho de peteleco. Terminamos nossa busca em um canteiro de obra na nossa rua mesmo. Lá, um operário com muito boa vontade (ou devidamente pago) se encarregou de cortar a madeira que ficou prontinha para terminar o serviço. Esse brinquedo foi muito bem usado e aproveitado... e até hoje, ele está aqui no meu armário (muito bem conservado). Mas, hoje em dia, ele é mais usado como uma boa memória de infância.

Voltemos um pouco mais no tempo. Há quase 45 anos, em outra família, pai e filho também trabalhavam juntos para construir algo com que o filho sonhava: uma guitarra. A maior parte da madeira veio de uma velha estante de lareira que um amigo da família estava prestes a jogar fora. O braço foi esculpido até se chegar à forma desejada, o que foi bem difícil devido à idade e à qualidade da madeira. As molas do trêmolo vieram dos pés de uma geladeira e a alavanca já foi uma agulha de tricô. Esse menino tocou bastante nessa guitarra e acabou se tornando músico profissional. Sua banda começou a fazer sucesso e sua guitarra sempre o acompanhou (no estúdio e ao vivo ao redor do planeta). Anos depois, o menino Brian e sua guitarra, apelidada de Red Special, são lendas da música mundial. A sonoridade dessa guitarra, que passou por todo esse tempo quase sem manutenção, é inconfundível e inimitável!

Hoje, o célebre guitarrista do Queen, Brian May, está à frente de uma empresa que visa a construir réplicas de sua mística Red Special. E é claro que eu não poderia ficar de fora da festa e ter uma dessas obras de arte. Bem, a minha foi encomendada e acaba de chegar às mãos do idealizador do futebolzinho de peteleco. Daqui a pouco estou indo buscar!!

segunda-feira, janeiro 07, 2008

Deus não joga dados com o universo


Essa frase, atribuída ao tio Albert, me veio à cabeça nesse final de semana. Não que eu estivesse especulando sobre os vícios do Todo-Poderoso em relação à jogatina. O caso é que, no sábado, houve aquela já tradicional noite de jogos no melhor estilo CG Total e uma nova modalidade foi adicionada à lista: poker. Confesso que não sabia muito bem como jogar. Só sabia mesmo o que dava para pescar do Celebrity Poker Showdown ou do Ultimate Poker Chalenge. Por esse e outros motivos, escolhemos o Texas Hold'em e fichas na mesa. Fui aprendendo mesmo ao longo do jogo. A peleja tem início e as fichas vão se acumulando para uns e se esvaindo para outros. Sai um. Sai outro. Sai eu! E no final, quem ganha? Dona Mary Paul, mesmo tendo que acordar cedo no dia seguinte e tendo passado muito da hora de ir embora! O que também não a impedia de curtir os louros da vitória.

Por isso mesmo, depois do jogo, tratei de correr para casa numa tentativa de fazer com que ela pudesse dormir não tão tarde. No caminho, já no carro, comento que um dos filmes mais legais sobre poker era Maverick e fico pensando que seria legal revê-lo agora sabendo um pouco mais sobre as regras. No dia seguinte, acordo e ligo a televisão procurando ao que assistir. Não é que o bendito do filme está passando?! E tinha acabado de começar! Assisti e depois voltei a passar os canais. E não é que na ESPN está passando um jogo da NBA: Miami Heat vs. Dallas Mavericks!! Nossa! É muita coincidência - pensei.

Ao me encontrar com a nova campeã de poker dos CG Total Games, comentei sobre o filme e sobre o jogo. Foi aí que lembrei de outro filme que tinha a ver com poker. Só que desse eu não lembrava o nome. Era um filme bem lado B. Só sabia que o nome era do tipo "Sei lá quem & Sei lá mais quem" (dois nomes) e que tinha o Aidan Quinn e o Johnny Depp no elenco. Ao final do dia chego em casa e, de volta à TV, vou ver o que está passando. Ao chegar no A&E, vejo que está passando um filme chamado Benny & Joon - Corações em Conflito e penso "não é possível!". Qual não foi minha surpresa ao ver que era exatamente o filme do qual eu havia falado no mesmo dia?! Aí já é demais da conta!

Onde estava essa sorte toda no dia do poker?!?!?!

quarta-feira, janeiro 02, 2008

Ano novo, vida nova, blog ATUALIZADO

Ano novo, vida nova, clichê velho!

Ao ler o primeiro post do ano passado, pode-se ver que eu tinha prometido "aparecer mais por aqui". Era, no fim das contas, para não deixar esse blog tão entregue às moscas. Bem, vamos ao números. Em 2006, eu tinha postado 9 vezes. Isso equivale a cerca de 0,17 posts por semana. Total retrato do abandono! Mas agora tudo mudou! Em 2007, foram 47 posts, o que representa mais de 0,9 posts por semana ou ainda um aumento de mais de 500 % na taxa de atualização. Objetivo cumprido com louvor, devo acrescentar! Agora, o negócio é me superar cada vez mais! E, como me disseram recentemente, sou bastante obstinado com relação a meus objetivos.

Tendo satisfeito minha obrigações bloguísticas, vamos aos últimos acontecimentos. O reveillon foi passado, ineditamente, na Lagoa, no Rio de Janeiro. Mais exatamente no Clube do Flamengo. Uma das coisas mais legais sobre o lugar foi o fato de ser possível acompanhar os fogos de boa parte da orla carioca: vimos, simultaneamente, os céus pintados desde a Enseada de Botafogo até o Leblon, passando por Copacabana e Ipanema. Foi uma imagem para ficar na memória! Fora os fogos da própria Lagoa. Tudo isso temperado com a Natureza do Rio de Janeiro e abençoado pelo Cristo Redentor logo ali em cima! Se você não estava lá, imagine... e mesmo assim, você não terá idéia!

É isso, pessoal, um feliz 2008 para vocês! Que esse ano seja BEM MELHOR que 2007 e BEM PIOR que 2009.