quarta-feira, agosto 08, 2007

When I'm Eighty Eight


Sim, eu sei que o nome da música dos Beatles é "When I'm Sixty Four"! Clássico do disco Sgt. Peppers Lonely Heart Club Band! Um dos possíveis berços do rock progressivo, estilo que tem, cada vez mais, chamado minha atenção. Mas o título do post está adaptado ao assunto sobre o qual ele trata...

Ontem eu fui à peça Chica Boa, no teatro do Clube Ginástico Português, no centro do Rio. O negócio é que um dos atores da peça é ninguém mais, ninguém menos, que o meu avô! Ele, do alto de seus 88 (eu disse 88) anos de idade, ainda trabalha como advogado e tira onda de ator de teatro nas horas vagas. Já fez várias peças, muitas das quais estive na platéia. Sua saúde é invejável! Eu não conheço ninguém que, na sua idade, tenha tanto pique! Mais do que muita gente que eu conheço de muito menos idade! Muitas pessoas da minha família envelheceram ao longo do tempo, mas ele não... ele me parece estar igualzinho a como era no tempo em que eu era criança. Parece que o tempo parou para ele... apesar de sempre ter tido seus cabelos brancos (ou quase).

Lembro que há alguns meses, quando me mudei, fui deixar uns quadros na casa dele. Ele tinha acabado de se separar da então esposa dele e eu queria ver como ele estava. Quando cheguei em frente ao prédio, ele já estava lá embaixo e com os cabelos mais castanhos que você possa imaginar. Daí eu perguntei: "Vô! Que cabelos são esses?" E ele me respondeu na maior naturalidade: "Ué! Agora sou solteiro! Agora tô broto!" Alguém aí pensou em galo? Sim! Galo absurdo intangível infinito! É ele mesmo!

Daí eu me pergunto: será que terei a metade dessa saúde quando chegar nessa idade?